Júnior Viégas - Percussionista

Frevo

Nível de Dificuldade:
4 estrelas
Os vídeos serão atualizados na medida do possível.

Vídeo

Músicas

Néa Sorrindo Frevinho Carioca Vai Bobo Néa Sorrindo em diversas velocidades 60% 70% 80% 90%

Partituras

frevofrevo modos diferentes

Partituras de Variações de Frevo

variacoes de frevo

Frevo Dobrado

frevo dobrado

Exercícios

exercicios de frevo

Histórico

Breve Histórico
O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira com origem no estado de Pernambuco, misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira. Foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2012.
 

Origem

Surgido na cidade do Recife no fim do século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevo, em que saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte.
O frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval para proporcionar mais animação nos folguedos. Com o decorrer do tempo, o frevo ganhou características próprias.
 

Origem da palavra

A palavra frevo vem de ferver, por corruptela, frever, que passou a designar: efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai e vem em direções opostas, como o Carnaval, de acordo com o Vocabulário Pernambucano, de Pereira da Costa.
Divulgando o que a boca anônima do povo já espalhava, o Jornal Pequeno, vespertino do Recife que mantinha uma detalhada seção carnavalesca da época, assinada pelo jornalista "Oswaldo Oliveira", na edição de 9 de fevereiro de 1907, fez a primeira referência ao ritmo, na reportagem sobre o ensaio do clube Empalhadores do Feitosa, do bairro do Hipódromo, que apresentava, entre outras músicas, uma denominada O frevo. E, em reconhecimento à importância do ritmo e a sua data de origem, em 9 de fevereiro de 2007, a Prefeitura do Recife comemorou os cem anos do Frevo durante o carnaval.

Legendas dos Toques

nomenclatura1nomenclatura2nomenclatura3nomenclatura4

Dicas

O frevo é um dos ritmos mais difíceis, não pela quantidade de toques, pois vimos que não são muitos. O que o torna tão difícil é a velocidade.
Para diminuir essa dificuldade existem alguns truques:
- Não toque forte. Quando você usa a força, a sua musculatura enrijece e você perde a velocidade.
- Quando cansar você pode trocar de levada. Desacelerando você conseguirá descasar.
- As viradas dão um fôlego a mais.

Contribuição

Tags: exercício, variações, frevo, frevo dobrado

porn porn