Júnior Viégas - Percussionista

Pandeiro - Curimba

Nível de Dificuldade

4 estrelas

Os vídeos serão atualizados na medida do possível.

Vídeos

Músicas

O Mar Serenou

Partituras

curimba

Histórico

Curimba ou Corimba, na Umbanda e Candomblé, é um estudo, prática ou ato religioso ligado à música, no geral.
 

A Curimba no Ritual

A Curimba, ou melhor, o curimbeiro, é o segundo cargo religioso mais importante do templo, tendo como antecedente o cargo de Babalorixá. O termo "Curimba" define o grupo de pessoas que louvam na Umbanda e Candomblé, através do canto e percussão de atabaque e/ou tumbadora, os Orixás.
Termos:
Curimbeiro(a): quando dirigido à uma pessoa só, tem o significado de cantor(a) do ritual.
Ogan: é aquele que apenas percussiona. (ver ogan)
Na Umbanda o termo Ogan não é utilizado e é trocado pelo termo curimbeiro que, independente se toca e canta ou os faz separadamente, é denominado assim. Por quê? Porquê quando Zélio Fernandino de Morais fundou a Umbanda, não se usava o atabaque, eram usadas apenas as palmas e o canto. Dadas as circustâncias, com o crescimentoo de Templos de Umbanda, comumente haveria pessoas que se encarregariam apenas desta parte (de canto) e como já citado acima, tais pessoas são chamadas de curimbeiras. O atabaque só veio tempos depois com a influência de outros rituais candomblecistas, mas como o termo curimbeiro(a) já havia se fixado, o atabaque não forçou o termo à tornar-se curimbeiro-atabaqueiro.
Nas duas religiões citadas, o correto é ter apenas três atabaques para o ritual, conforme a tradição religiosa africana, mas como o número de pessoas interessadas no cargo têm aumentado, esta exigência foi ignorada. Temos hoje templos de Umbanda e Candomblé com até cinco atabaques! Não é errado, não aos olhos dos sacerdotes de hoje em dia.

Legenda dos Toques

nomenclatura1nomenclatura2nomenclatura3nomenclatura4

Dicas

A curimba é um nome genérico para vários toques utilizando os atabaques.

Por ser um ritmo que tem sua origem nos atabaques, possuem três vozes, uma grave (Rum), uma média (Rumpi) e uma aguda (Lê).

Contribuição

Tags: variações, curimba

porn porn