Júnior Viégas - Percussionista

Coco

Nível de Dificuldade:
2 estrelas
Os vídeos serão atualizados na medida do possível.

Vídeo

Músicas

Sem Ganzá não é coco Coco Caçuêra Areia

Partituras

coco

Partituras de Variações de Coco

variacoes de coco

Exercícios

exercicios coco

Histórico

Breve Histórico
O coco é um ritmo típico da Região nordeste do Brasil. Há controvérsias sobre o estado em que se originou, sendo citados os estados de Pernambuco, da Paraíba e de Alagoas. O nome refere-se também à dança ao som deste ritmo.
"Coco" significa cabeça, de onde vêm as músicas, de letras simples. Com influência africana e indígena, é uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino. Recebe várias nomenclaturas diferentes, como pagode, zambê, coco de usina, coco de roda, coco de embolada, coco de praia, coco do sertão, coco de umbigada, e ainda outros o nominam com o instrumento mais característico da região em que é desenvolvido, como coco de ganzá e coco de zambê. Cada grupo recria a dança e a transforma ao gosto da população local.
O som característico do coco vem de quatro instrumentos (ganzá, surdo, pandeiro e triângulo), mas o que marca mesmo a cadência desse ritmo é o repicar acelerado dos tamancos. A sandália de madeira é quase como um quinto instrumento, talvez o mais importante deles. Além disso, a sonoridade é completada com as palmas. Existe uma hipótese que diz que o surgimento do coco se deu pela necessidade de concluir o piso das casas no interior, que antigamente era feito de barro. Existem também hipóteses de que a dança teria surgido nos engenhos ou nas comunidades de catadores de coco.
Artistas notáveis
Selma do Coco, Amaro Branco, Aurinha e Grupo Rala Coco, Raízes de Arcoverde, Jackson do Pandeiro, Herbert Lucena, Jacinto Silva

Legenda dos Toques

nomenclatura1nomenclatura2nomenclatura3nomenclatura4

Contribuições

Tags: exercício, variações, coco

porn porn