Júnior Viégas - Percussionista

Xote

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xote

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Exercícios

exercicios de xote

Histórico

Breve Histórico
Xote, xótis, chótis ou escocesa é um ritmo musical binário ou quaternário e uma dança de salão de origem centro-europeia. É um ritmo/dança muito executado no forró. De origem alemã, a palavra "xote" é corruptela de schottisch, uma palavra alemã que significa "escocesa", em referência à polca escocesa, tal como conhecida pelos alemães. Conhecido atualmente em Portugal como "chotiça", o Schottisch foi levado para o Brasil por José Maria Toussaint, em 18514 e tornou-se apreciado como dança da elite no período do Segundo Reinado. Daí, quando os escravos negros aprenderam alguns passos da dança e acrescentaram sua maneira peculiar de bailado, o Schottisch caiu no gosto popular com o nome de "xótis" ou simplesmente "xote".
É uma dança muito versátil e pode ser encontrada, com variações rítmicas, desde o extremo sul do Brasil (o xote gaúcho) até o nordeste do país, nos forrós nordestinos. Diversos outros ritmos possuem uma marcação semelhante, podendo ser usados para dançar o xote, que tem incorporado também diversos passos de dança e elementos da música latino-americana, como, por exemplo, alguns passos de salsa, de rumba e mambo. Hoje em dia, o xote é um dos ritmos mais tocados e dançados em todo o Brasil.
Estilos da dança
Alguns estilos de xote:
Xote-carreirinho: estilo comum no Rio Grande do Sul e Paraná, com coreografia próxima à da polca dançada pelos colonos alemães no Brasil.
Xote-duas-damas: variante de xote, dançado do Rio Grande do Sul, na qual o cavalheiro dança acompanhado de duas damas.
Xote-bragantino: estilo popular no Pará, sua coreografia difere bastante da original.
Xote-bragantino
No Pará, a dança foi trazida pelos portugueses, que a cultivavam assiduamente em todas as reuniões festivas. De longe, os escravos assistiam aos movimentos e os guardavam na memória. Em 1798, quando, em Bragança, os escravos fundaram a Irmandade de São Benedito (a Marujada), o xote foi magnificamente aproveitado pelos escravos, tornando-se a mais representativa dança do povo bragantino. Nas festas populares, o xote é executado inúmeras vezes.
Os movimentos coreográficos do xote primitivo praticamente já não existem em Bragança. Nessa cidade, o povo fez belas adaptações, criando detalhes de impressionante efeito visual, que sempre despertam grande entusiasmo em todas as pessoas que assistem e se empolgam com a graciosa desenvoltura das dançarinas. Utilizando os mesmos instrumentos típicos das demais danças folclóricas paraenses, o xote tem, obrigatoriamente, solos de violino (rabeca) e o canto, puxado por um dos integrantes do conjunto musical. Tanto as damas quanto os cavalheiros apresentam-se com trajes festivos, já bastante modernizados, o que comprova que o xote atual está muito longe da sua forma primitiva.
Algumas músicas consideradas xote:
Xote das meninas (Luiz Gonzaga e Zé Dantas)
Espumas ao vento (Raimundo Fagner)
Bate Coração (Elba Ramalho)
Regresso (Elba Ramalho)
Nosso xote (Bicho de Pé)
Xote da alegria (Falamansa)
Xote dos milagres (Falamansa)
Colo de menina (Rastapé)
Xote laranjeira
Querência amada (Teixeirinha)
Panelha velha (Pedro Raimundo)
Baile da serra (Os Bertussi)
Outro baile na serra (Porca Veia)
Xote no sul (Mário Barbará)
Xote de Copacabana (Jackson do Pandeiro)
Referências
Academia Brasileira de Letras. Disponível em http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23. Acesso em 23 de outubro de 2013.
FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 800.
Cf. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Verbete "xote".
Cf. Nova enciclopédia Barsa (versão eletrônica). Verbete "xote".
Cf. ENCICLOPÉDIA da Música Brasileira: erudita, folclórica, popular. 2a. ed. rev. atual. Art Editora, 1998. pág. 837.

Legenda de Toques

nomenclatura1nomenclatura2nomenclatura3nomenclatura4

Dicas

Quando for acentuar a base, lembre-se de bater sua mão no couro e não no aro, caso contrário formará um calo.
Os acentuos são a reprodução do bacalhau na zabumba, logo eles precisam ficar evidentes .
Escolha músicas lentas antes de tocar as rápidas, você precisa primeiro aprender a reproduzir o som antes de tocar rápido.

Contribuição

Tags: exercício, variações, xote

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