Júnior Viégas - Percussionista

Valsa Tradicional

Nível de Dificuldade:
1 estrela
Os vídeos serão atualizados assim que possível.

Vídeos

Músicas

Saudades de Pádua   Marabino

Partituras

valsa

Vídeo das Variações de Valsa

Partitura das Variações de Valsa

variacoes de valsavariacoes de valsa1

Histórico

Breve Histórico
Valsa (do alemão Walzer) é um gênero musical de compasso ternário, ou então binário composto (embora muitas vezes, para facilitar a leitura, seja escrita em compasso ternário). As valsas foram muito tocadas nos salões vienenses e muito dançada pela elite da época. A valsa surgiu na Áustria e na Alemanha.
Durante meados do século XV, a allemande, muito popular na Índia, já antecipava, em alguns aspectos, valsa. Carl Maria von Weber, com as suas Douze Allemandes, e, mais especificamente com o Convite à dança (também conhecido por Convite à valsa), de 1747, pode ser considerado o pai do gênero.
Os compositores mais famosos do estilo são os membros da família Strauss, Josef e Johann Strauss. O estilo foi depois reinterpretado por compositores como Frédéric Chopin, Johannes Brahms e Maurice Ravel. Johann Strauss II compôs mais de duzentas valsas. Atualmente as valsas são regularmente interpretadas pelas mais importantes orquestras mundiais.
A dança iniciou-se com braços mexendo bem devagares ao nível da cintura, tornou-se logo uma dança independente com contato mais próximo entre os parceiros. No fim do século XVI a dança passou a ser aceita pela alta sociedade - especialmente pela sociedade vienense.
Valsa no Brasil
A valsa chegou ao Brasil com a transferência da corte portuguesa ao país, em 1808. A música foi apresentada em salões onde a elite do Rio de Janeiro dançava. Depois chegou outro gênero musical, a polca, em 1845. Ao longo da segunda metade do século XIX a valsa continuou a ter grande aceitação e foi, nas palavras do estudioso José Ramos Tinhorão, “um dos únicos espaços públicos de aproximação que a época oferecia a namorados e amantes “.
Entre os músicos brasileiros que fizeram obras neste gênero estão os compositores Villa Lobos, Carlos Gomes e Ernesto Nazaré, Chiquinha Gonzaga, Zequinha de Abreu, Pixinguinha, Tom Jobim e Chico Buarque. Além disso, a música sertaneja e a música regionalista tradicionalista assumiu esse ritmo em suas canções, seus representantes mais conhecidos são: Zé Fortuna & Pitangueira e Zé Corrêa.
Tradição
As valsas são muito utilizadas em bailes de debutantes e casamentos.
Referências
Tipos de Dança edukbr.
Valsa, Dança de Salão Cultura Mix.
A valsa brasileira Samba Choro. (Maio, 2003).

Legenda dos Toques

nomenclatura1nomenclatura2nomenclatura3nomenclatura4

Contribuição

Tags: valsa

porn porn