Júnior Viégas - Percussionista

Valsa Dobrada

Nível de Dificuldade:
3 estrelas
Os vídeos serão atualizados na medida do possível.

Vídeo

Músicas

O Voo da Mosca - Jacob do Bandolim Santa Morena - Jacob do Bandolim Santa Morena Com a velocidade alterada Santa Morena

Partituras

Valsa Dobrada

Partitura de Variações de Valsa Dobrada

variacoes de valsa

Histórico

Breve Histórico
Valsa (do alemão Walzer) é um gênero musical de compasso ternário, ou então binário composto (embora muitas vezes, para facilitar a leitura, seja escrita em compasso ternário). As valsas foram muito tocadas nos salões vienenses e muito dançada pela elite da época. A valsa surgiu na Áustria e na Alemanha.
Durante meados do século XV, a allemande, muito popular na Índia, já antecipava, em alguns aspectos, valsa. Carl Maria von Weber, com as suas Douze Allemandes, e, mais especificamente com o Convite à dança (também conhecido por Convite à valsa), de 1747, pode ser considerado o pai do gênero.
Os compositores mais famosos do estilo são os membros da família Strauss, Josef e Johann Strauss. O estilo foi depois reinterpretado por compositores como Frédéric Chopin, Johannes Brahms e Maurice Ravel. Johann Strauss II compôs mais de duzentas valsas. Atualmente as valsas são regularmente interpretadas pelas mais importantes orquestras mundiais.
A dança iniciou-se com braços mexendo bem devagares ao nível da cintura, tornou-se logo uma dança independente com contato mais próximo entre os parceiros. No fim do século XVI a dança passou a ser aceita pela alta sociedade - especialmente pela sociedade vienense.
Quando se usar?
Diferente da valsa tradicional, a valsa dobrada é uma valsa mais alegre, rápida e impactante. Por ela não ter o carácter melancólico da valsa tradicional ela não sofre alterações de dinâmicas nem de velocidades, assim o pandeiro poderá tocar sem nenhum problema.
Músicas
Santa Morena - Jacob do Bandolim
Chiquita - Waldir Azevedo
Desvairada - Garoto
Voo da Mosca - Jacob do Bandolim

Legenda dos Toques

nomenclatura1nomenclatura2nomenclatura3nomenclatura4

Dicas

Cuidado com a força dos tapas, têm que ter a mesma proporção de força em relação aos outro toques, ou seja, o tapa tem que ter a mesma intensidade do que o polegar ou dedo.
Das mesma foma que a valsa tradicional, o solista pode não querer o acompanhamento do pandeiro, talvez ele queira ficar mais livre para poder interpretar a música. Assim a melhor coisa que você faz é tocar somente se for convidado.

Contribuição

Tags: variações, valsadobrada

porn porn