Júnior Viégas - Percussionista

Maracatu

Nível de Dificuldade:

5 estrelas

Os vídeos serão atualizados na medida do possível.

Vídeo

Músicas

Track 01 Track 02 Track 03 Track 04 Track 05 Track 06 Track 07 Track 08 Track 09

Marcação

marcacao

Arrasto

arrasto

Impulso

impulso

Malê

male

Trovão

trovao

Martelo

martelo

De parada

de parada

Virado

virado

Variações para todos os baques

variacoes1variacoes2

Histórico

Maracatu é um ritmo musical, dança e ritual de sincretismo religioso cristão com as crenças africanas com origem no estado de Pernambuco.

Conforme o "baque" ou batida, existem dois tipos: Baque virado (Maracatu Nação) e Baque Solto (Maracatu Rural). O primeiro é bastante comum na Região Metropolitana do Recife; e o segundo é característico da cidade de Nazaré da Mata (Zona da Mata norte de Pernambuco).

Informações gerais

É caracterizado pelo uso predominante de instrumentos de percussão de origem africana. Com o ritmo intenso e frenético, teve origem nas congadas, cerimônias de coroação dos reis e rainhas da Nação negra.

Na percussão chama-se a atenção os grandes tambores, chamados alfaias que são tocados com talabartes (baquetas especiais para o instrumento). Estes dão o ritmo ou o baque da música e são acompanhados pelos caixas ou taróis, ganzás e um gonguê ou agogô.

Há poucos anos houve um movimento de reação sócio-cultural em Recife que fundiu o ritmo maracatu com a influência da música eletrônica. Assim surgiu o movimento Manguebeat, criado por Chico Science, um maracatu moderno. Outras referências são a Nação Zumbi, entre outros seguidores do movimento.

Legenda dos Toques

nomenclatura1nomenclatura2nomenclatura3nomenclatura4

Contribuição

Tags: maracatu

porn porn