Júnior Viégas - Percussionista

Funk

Nível de Dificuldade:

4 estrelas

Os vídeos serão atualizados na medida do possível.

Vídeo

Músicas

Ideologia Canção do senhor da guerra Amor e Sexo Eleanor Rigby Get on up Lança perfume

Partituras levadas para músicas rápidas

Cajon Funk1

Variações de levadas para músicas rápidas

Cajon Funk1 variacoes1Cajon Funk1 variacoes2Cajon Funk1 variacoes3

Partituras levadas para músicas lentas

Cajon Funk2

Variações de levadas para músicas lentas

Cajon Funk2 variacoes1Cajon Funk2 variacoes2Cajon Funk2 variacoes3Cajon Funk2 variacoes4

Histórico

O funk [fânc é um gênero musical que se originou nos Estados Unidos na segunda metade da década de 1960, quando músicos afro-americanos, misturando soul, jazz e rhythm and blues, criaram uma nova forma de música rítmica e dançante. O funk tira o ênfase da melodia e da harmonia e traz um groove rítmico forte de baixo elétrico e bateria no fundo. Músicas de funk são comumente baseadas em poucos acordes apenas, distinguindo-se das músicas de rhythm and blues, que são centradas nas progressões de acordes. A palavra funk vem do Inglês que quer dizer medo, embaraço pusilânime.

O funk pode ser melhor reconhecido por seu ritmo de batidas repetitivas sincopado, pelos vocais de alguns de seus cantores e grupos (como Cameo, ou The Bar-Kays). E ainda pela forte e rítmica seção de metais, pela percussão marcante e ritmo dançante. Nos anos 1970, o funk foi influência para músicos de jazz (como exemplos, as músicas de Miles Davis, Herbie Hancock, George Duke, Eddie Harris, entre outros).

Os músicos negros norte-americanos primeiramente chamavam de funk à música com um ritmo mais suave. Esta forma inicial de música estabeleceu o padrão para músicos posteriores: uma música com um ritmo mais lento, sexy, solto, orientado para frases musicais repetidas (riffs) e, principalmente, dançante. Funk era um adjetivo típico da língua inglesa para descrever estas qualidades. Nas jam sessions, os músicos costumavam encorajar outros a "apimentar" mais as músicas, dizendo: Now, put some stank (stink/funk) on it! (algo como "coloque mais funk nisso!").

O funk cria um groove intenso através do uso de riffs poderosos e linhas de baixo. Como as gravações da Motown, as canções de linhas de baixo do funk eram usadas como o tema central das canções. Tocando o baixo mediante a técnica do slap, tocados com o polegar e outros notas altas tocadas com os outros dedos, permitindo assim que o baixista tenha um papel rítmico semelhante ao da bateria, o que se tornou um elemento central do funk. Alguns dos solistas mais conhecidos e qualificados no funk tinha uma influencia significativo do jazz. O trombonista Fred Wesley e o saxofonista Maceo Parker estão entre os músicos mais notáveis do funk, tendo ambos tocado com músicos como James Brown, George Clinton e Prince. Algumas das bandas de funk mais distintivas das décadas de 1960 e 1970 são Kool & The Gang, The Meters, Tower of Power, Earth, Wind & Fire, The Blackbyrds, The Ohio Players, The Brothers Johnson e Charles Wright & the Watts 103rd Street Rhythm Band.

Os acordes utilizadas em canções do funk tipicamente envolver um modo dórico ou mixolídio, em oposição aos tons maiores ou menores usuais da música popular. O teor de melodia foi derivada a partir da mistura destes modos com a escala dos blues. Na década de 1970, o jazz fundido ao funk veio para criar um novo subgênero, jazz funk, que pode ser ouvida em gravações por Miles Davis e Herbie Hancock.

Nas bandas do funk, os guitarristas tipicamente tocam um estilo percussivo, muitas vezes usando o som de um pedal wah-wah e silenciam as notas em seus riffs para criar um som percussivo. O guitarrista Ernie Isley de The Isley Brothers e Eddie Hazel do Funkadelic foram fortemente influenciados pelos solos improvisados Jimi Hendrix. Eddie Hazel, que trabalhou com George Clinton, é um dos mais significativos guitarristas solo de funk. Ernie Isley aprendeu com o próprio Jimi Hendrix, que em seus primeiros anos, trabalhou com The Isley Brothers.[6] Jimmy Nolen e Phelps Collins são conhecidos como guitarristas rítmicos e ambos trabalharam com James Brown.

Legenda de Toques

cajon legenda

Contribuição

Tags: funk, cajón

porn porn